Quando procurar uma psicóloga? Como saber se preciso de terapia?

Geralmente o principal sinal para procurar a terapia é algum tipo de desconforto que a pessoa se perceba sentindo ou vivenciando. Esses desconfortos podem estar ligados a vivências no trabalho, relações afetivas, familiares e amorosas como em dificuldades em lidar com alguma situação que exige maior resiliência.

Em qualquer contexto que o ser humano se perceba inserido e queira de alguma maneira trabalhar o autoconhecimento e acessar o cuidado de dores e traumas emocionais, assim como aprender sobre si mesmo, e compreender novas formas de se (auto) relacionar, manejar as emoções saudavelmente são territórios para adentrar o universo da terapia com uma psicóloga ou psicólogo

Isso quer dizer que ao primeiro sinal de conflito interno e/ou externo eu posso procurar um psicólogo para terapia? Sim, caso seja interesse em cuidar desse conflito compreendendo mais sobre ele e os efeitos no próprio bem-estar. Quantas vezes talvez algo parecido já tenha acontecido? Talvez o primeiro sinal, não seja o primeiro a estar ocorrendo, mas sim sendo notado.

Importante compreender que o sinal de conflito, pode variar de pessoa para pessoa. Somos seres únicos. Sentir incômodos, pensamentos frequentes no assunto, dificuldade em lidar com ele pode pedir um cuidado mais delicado em terapia. Exige ainda mais atenção sintomas como: desconexão, isolamento, angústia, conflitos e que trazem prejuízo das tarefas cotidianas. O tratamento se torna essencial para buscar compreensão, acolhimento e se relacionar com as possibilidades de desenvolver soluções.

Acredito cada vez mais em um mundo onde vai fazer parte da vida das pessoas o cuidado consciente com a saúde emocional e mental. O papel do psicólogo e terapeuta é peça chave para esse processo ser assíduo e significativo.

Caso tenha alguma dúvida sobre a terapia, estou disponível para esclarecer!

Com carinho,

Bianca Galindo

Bianca Galindo
Psicóloga e Psicoterapeuta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat