O que é Inteligência Emocional?

Afinal, o que é Inteligência Emocional?

É quando a razão se alinha ao sentir, a mente ao coração. Quando aprendemos a perceber as emoções, reconhecê-las, compreender quem realmente são e o que fazer quando se manifestam. Quando abrimos espaço e chegamos aonde os sentimentos pensam e os pensamentos sentem, estamos na área da inteligência emocional.

O sentimento é experiência, movimento. É graças a eles também que podemos nos situar no tempo e espaço das relações, do contato conosco e com o mundo. É com a consciência do que se apresenta em nós que nos encaminhamos e nesse contato podemos nos (re)direcionar de forma saudável, construtiva e amorosa. Isso acontece quando aprendemos a reconhecer e esclarecer nossas emoções e nosso sentir, neutralizando, potencializando, elaborando o que for preciso, e assim, guiando nossas ações.

E por que se fala tanto em emoções e sentimentos? O que tem a ver com as outras partes nossas?

O que acontece é que o descuido dos planos físico e mental é consequência da inércia emocional, é importante compreender que o desconhecimento e falta de atenção de como ela nos influencia gera repercussões em todo nosso ser.

É como uma dança, é movimentando a dinâmica emocional que norteamos o fluxo das águas internas em direção ao bem de ser e estar… em tantos lugares de nossa vida.

Talvez seja necessário algumas práticas e treinos para ir aprendendo a perceber a si e os próprios passos, de estar ciente de como vamos nos conduzindo e ir se desenvolvendo. Requer presença, disposição e muito acolhimento para observar, sentir e fazer.

A psicoterapia e seus recursos terapêuticos são nossos aliados nesses processos para se educar emocionalmente e sermos mais sabiamente inteligentes.